A Coopag

A Cooperativa Agrícola Gandu Ltda., foi constituída em 13 de maio de 1985 por 21 produtores rurais da região de Gandu, com o intuito de comercializar as amêndoas de cacau e seus derivados com vantagens comparativas para seus cooperados, visando agregar valor aos produtos.

Rege-se pelos valores e princípios do cooperativismo, pelas disposições legais constantes das Leis 5.764/1971 e 10.406/2002, em sincronismo com o Estatuto Social, tendo, sua sede social e administração no Município de Gandu, e atua para efeito de admissão de associados, abrangendo Gandu e municípios circunvizinhos (Apuarema, Itamarí, Ituberá, Nova Ibiá, Presidente Tancredo Neves, Piraí do Norte, Wenceslau Guimarães entre outros) no Estado da Bahia, que possibilitem ao associado se deslocar para participação em reuniões.

Tem como objetivo, com base na colaboração recíproca, promover para seus associados:

a) o estímulo, o desenvolvimento progressivo e a defesa de suas atividades econômicas, de caráter comum;

b) a recepção, armazenamento, beneficiamento e venda em comum da produção agrícola, em especial a produção de cacau e de seus derivados, no mercado nacional e internacional;

c) compra, em comum, de bens de produção, tais como insumos, medicamentos e outros de interesse dos associados e a venda de seus produtos, industrializados ou não.

Em sua estrutura organizacional é formada através das decisões tomadas na Assembléia Geral realizada anualmente para apresentação das contas geradas do exercício que passou, formada por quorum de cooperados presentes, nela que é decidida a formação de cooperados regulamentados conforme o Estatuto Social para compor o Conselho de Administração seguido do Conselho Fiscal. O primeiro composto por dois membros efetivos que farão parte da diretoria executiva, para um mandato de três anos; o segundo, Conselho Fiscal, eleito anualmente é composto por três membros efetivos que tratarão de fiscalizar os procedimentos administrativos dos diretores executivos e afins.

Dentro dessa estrutura o quadro funcional está crescendo à medida que a empresa vem abrangendo suas atividades na região, tendo como consequência o aumento do volume de serviços e produtos. O quadro pessoal é formado por colaboradores legalmente registrados pelas normas da CLT, que estão distribuídos em dois setores existentes, denominados: 1) Setor de Insumos ou Revenda, e 2) Setor Cacau.

O Setor de Insumos inclui os serviços de revenda e distribuição de produtos agropecuários, veterinários e insumos para agricultura geral.

O Setor de Cacau inclui os serviços de comercialização e armazenamento de produtos agrícolas de cooperados, no caso sendo o máster: cacau em amêndoas.

LOCALIZAÇÃO

A COOPAG está localizada na região do Baixo Sul do Estado da Bahia, mais precisamente no município de Gandu, este possui cerca de 243,15 quilômetros quadrados de área, tem sua origem ligada ao rio de mesmo nome, que banha a cidade e é habitat do jacaré guandu, cujo nome de origem tupi.

Na área do corredor central da mata atlântica, com vegetação predominante de floresta ombrofila densa, no entorno da área de proteção ambiental do Pratigi. A região se destaca pela produção de cacau com uso intensivo e responsável de tecnologias apropriadas, alternando áreas de mata, cacau plantado em sistemas agroflorestais, fruticultura e pastagens.

Dos municípios do cacau no Sul da Bahia, Gandu é o que tem perfil mais voltado para a agricultura familiar com 80% dos imóveis rurais, possuindo menos de 50 hectares e um das maiores produtividades do Estado da Bahia, com média de 510 quilos por hectares de amêndoas ao ano.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Atua na venda em comum de sua produção agrícola ou pecuária em locais nacionais e internacionais, insumos, implementos e máquinas agrícolas, ferramentas e outros artigos de consumo, para fornecimento aos associados. O quadro social da COOPAG aproxima-se do total de 1.000 cooperados matriculados, oferecendo-lhes benefícios através das atividades econômicas geradas pelos mesmos, oriundas da agropecuária, prestando serviço de comercialização, assistência técnica, educacional e social diretamente ou mediante credenciamento e ou convênios com instituições públicas e privadas.

Para melhor atender os cooperados, a COOPAG é assessorada por  profissionais do ramo da agronomia e da medicina veterinária, os quais prestam serviços sem vinculo empregatício, além de prestar serviços de difusão tecnológica, assistência técnica, educação ambiental e tem investido na difusão de boas práticas de produção e processamento de cacau de qualidade superior em parceria com o Instituto Cabruca e o Instituto de Manejo e Certificação agrícola e Florestal – IMAFLORA.

VISÃO

Ser reconhecida como a melhor e mais segura solução de negócios para os produtores rurais de Gandu e região, a médio e longo prazo.   

MISSÃO

Atender o cooperado, assegurando a perpetuação da Cooperativa de forma sustentável.

Faça Download do nosso Estatuto Social

aqui.

© Copyright 2012. Todos os direitos reservados | Coopag Cooperativa Agrícola Gandu Ltda

Prime SAAS